Em algum contexto, você provavelmente já ouviu falar sobre a poderosa Quaresma de São Miguel Arcanjo. Ela começa agora, no mês de agosto, e promete imensas graças aos fiéis que se dedicarem, com persistência, esses 40 dias. A prática desta devoção envolve a oração, a entrega e sacrifícios, para que junto com São Miguel, se renuncie toda a ação do inimigo. 

 

Ela tem início na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora (dia 15 de Agosto) e vai até a Festa dos Arcanjos (dia 29 de Setembro). Porém, mesmo com essa data física, a Quaresma também pode ser realizada em qualquer período do ano, durante os 40 dias.

 

A devoção teve origem com São Francisco de Assis, que tinha o costume de oferecer sacrifícios carnais ao Senhor. E em um deles, pediu o auxílio de São Miguel Arcanjo nas batalhas espirituais enfrentadas. Foi durante essa vivência que Francisco recebeu as chagas de Jesus em seu corpo 

 

E não foi atoa que São Francisco escolheu São Miguel Arcanjo como o seu protetor! O significado do nome Miguel é “Quem como Deus”, em hebraico. E assim surgiu essa poderosa devoção, que reúne intensa oração, entrega e sacrifícios. Atualmente, cristãos do mundo todo fazem o propósito de honrar a Deus nesse período. 

 

Quer participar desse abençoado período? Para se preparar você precisa: 

 

- Acender uma vela abençoada diante de uma imagem ou estampa de São Miguel Arcanjo

- Oferecer uma penitência durante os 40 dias;

- Fazer o sinal da cruz;

- Rezar estas orações todos os dias: Oração de São Miguel, Ladainha de São Miguel Arcanjo e a Consagração.

 

 A quaresma promete o combate, com sucesso, de toda a ação do mal. É certeza de graça e proteção de nosso Senhor. Desejamos uma ótima e abençoada Quaresma de São Miguel a todos. 

 

São Miguel Arcanjo, rogai por nós! 

Deixe seu comentário

Post relacionados